Universidade estadual da Bahia abre chamada de trabalhos para Seminário Jogos Eletrônicos

A Drª. Lynn Alves, professora e pesquisadora da UNEB, Universidade Estadual da Bahia, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais anunciou na última semana nas redes sociais a etapa inicial de chamada de trabalhos acadêmicos para o XI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, que acontecerá entre os dias 01 e 02/06/15, em Salvador.

Lynn Caricatura

Lynn Alves

O tradicional evento de cultura digital voltada a estudos das interações lúdicas em ambientes virtuais receberá projetos teóricos e empíricos relacionados a um dos quatro grupos de trabalho do evento: GT 1 – Jogo eletrônicos e cultura , GT 2 – Jogos eletrônicos e Computação, GT 3 – Jogos eletrônicos, aprendizagem e avaliação e GT 4 –Jogos eletrônicos Arte & Design. O tema foi definido para este ano como “Jogos eletrônicos e evidências de aprendizagem: os desafios no processo avaliativo”.

Similar ao SBGames, também direcionado a pesquisas com foco no entretenimento digital e jogos eletrônicos, o seminário da UNEB tem recebido número crescente de produções e estudos a cada nova edição, o que demonstra a qualidade e consistência de análises e pesquisas da atualidade, que visam dar lastro e reconhecimento ao desenvolvimento e à apreciação de games como expressão artística e cultural. Paralelo com as apresentações dos trabalhos selecionados, será realizada uma mostra de jogos eletrônicos onde desenvolvedores poderão apresentar game e socializar o processo de desenvolvimento com a comunidade. Nesta edição, a mostra conta com uma categoria específica para os jogos desenvolvidos com enfoque na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e outra para jogos que tenham perspectivas avaliativas. 

Lynn Alves, que é também pedagoga, mestre e doutora em Educação e Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que dando a realização de mais esta edição dá continuidade e fortalecimento às discussões iniciadas em 2005, na UNEB, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE), um marco para pesquisadores da área. “O nosso seminário se constituiu em um marco, na medida em que foi o primeiro evento no Brasil que reuniu os pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências exatas. O SJEEC foi criado em 2005, antes do track de cultura do SBGAMES, que só iniciou em 2007, em Recife”, informa a pesquisadora. “O Seminário é um espaço para socialização e discussão de projetos e pesquisas, interlocução com os órgãos que pensam políticas para o audiovisual, bem como para apresentação de jogos desenvolvidos por profissionais do nosso e de outros estados brasileiros”, informa Lynn Alves, salientando que, a cada edição é frequente a presença de pesquisadores brasileiros, portugueses e alemães, entre outros. “Esse ano traremos uma pesquisadora espanhola”, complementa.

Os trabalhos podem ser submetidos para avaliação do Conselho Científico do Seminário até o dia 28 de fevereiro de 2015, através do sistema de envio de trabalhos acadêmicos Easychair disponível no link: https://easychair.org/conferences/?conf=sjeec20153. Mais informações podem ser encontradas na página do Semanário na rede Facebook, em https://www.facebook.com/seminariojogos.

Seminary

Faça o primeiro comentário a "Universidade estadual da Bahia abre chamada de trabalhos para Seminário Jogos Eletrônicos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*