Lançado em 2011 como um projeto pessoal, Super Mario Kart Board Game surgiu como uma criação sem fins lucrativos, idealizada desde o projeto gráfico e sistema de jogo até os cenários pelo jovem Luís Brüeh, de Mato Grosso do Sul. Embora despretensioso, o jogo conquistou grande popularidade na rede, chegando a gerar mensagens de uso indevido da marca e imagens, enviadas pela Nintendo. O projeto, que parecia ter sido esquecido após a retirada dos arquivos na rede, volta agora repaginado, como um novo jogo, que deverá misturar outras referências da cultura pop, como animações e outros games.
O Play’n’Biz conversou com o designer do projeto, que também já participou da produção de alguns games para mobile em 2014, como Magic Portals, Magic Rampage, Hit the Gator e Go Ninja Go!, para entender as motivações e insights nas criação do jogo e as novidades previstas para a nova versão, que deve chegar este ano para uma campanha de financiamento popular no Catarse.
Segue abaixo a entrevista realizada com o criador do projeto.
Play’n’Biz – Como surgiu a ideia de criar Super Mario Kart jogo de tabuleiro?
Luís Brüeh – Sou apaixonado por jogos de tabuleiro, faço jogos “caseiros” desde criança, e fiz o jogo (Mario Kart) pra imprimir e jogar com os amigos. Em 2011 e 2012, eu mantive uma revista online de rpg, por isso acabei publicando o jogo no meu blog.
P’n’B – A produção é caprichada e digna de um produto oficial Nintendo. Qual o tempo de produção do material e quantas pessoas estiveram envolvidas no projeto?
LB – Da concepção ao projeto final foram umas 2 semanas. Estava muito empolgado com a ideia e, como optei por usar as imagens oficiais da Nintendo (tratadas, e recortadas por mim) o processo foi bem rápido. Fiz todo o projeto, mas participaram no playtest mais 3 pessoas, e depois de finalizado, meu amigo Fabrício Machado, me ajudou na revisão.
P’n’B – Como foi o processo de conversão das dinâmicas do game para o tabuleiro? Como manter o espírito competitivo e a diversão do jogo em formatos tão diferentes?
LB – Mario Kart é um jogo de habilidade, sorte e malandragem. Você pode tentar simular isso com rolagens de dados e cartas de ação, mas só vai funcionar realmente e envolver os jogadores, se você conseguir vencer a barreira, seja pela estética ou pelo espírito mesmo, e apelar para a nostalgia dos jogadores.
P’n’B – O jogo foi disponibilizado na rede por um tempo e hoje não está mais online. Houve problemas com a propriedade intelectual do projeto?
LB – A Nintendo é famosa por sua postura e envio de Cease and Desist. Até cheguei a receber algumas mensagens do tipo. Mas o motivo real é que eu não estava muito preparado para a popularidade do projeto e o tempo que tomava responder todos os e-mails com as mesmas dúvidas. A publicação acabou atraindo um publico diferente e, na época, não consegui lidar muito bem com isso. Estava com vários problemas para resolver e terminando os preparativos para meu casamento, então optei por retirar do ar ‘temporariamente’. Com o fim do meu blog, o conteúdo ficou meio perdido, mas estou me reorganizando para hospedar novamente os arquivos em meu servidor.
P’n’B – Quando disponibilizado, o jogo fez um certo sucesso entre os fãs da marca e de jogos de tabuleiro. Você tem dados sobre o número de downloads e de partidas realizadas pelo Brasil?
LB – Só nos links da minha página, em 2012, foram mais de 3.000 downloads. Hoje, como o jogo foi republicado por diversos sites, já perdi a conta. Vira e mexe, recebo fotos do jogo de alguém, impresso e se divertindo com a galera.
P’n’B – As pessoas se dedicavam a imprimir e montar o projeto original?
LB – Dá um pouco de trabalho montar ele todo, mas é bem divertido jogar quando está pronto. A emoção de tentar vencer, o gosto ao usar os itens no adversário, a alegria de jogar com a galera, seja família ou amigos, tudo isso recompensa o esforço. Quanto mais gente jogando mais divertido fica!
P’n’B – Existe a previsão de um novo jogo? O que pode ser revelado sobre o projeto?
LB – A nova versão do jogo vai contar com referências a outras franquias do gênero, como Corrida Maluca, Speed Racer e o clássico [game] Rock’n’roll Racing. Já fiz cerca de 40% do material, mas estou enfrentando dificuldades em encontrar o fornecedor de miniaturas para produzir os carrinhos. A nova versão do jogo será produzida com ilustrações minhas. O projeto está em stand by por conta da necessidade de um artista 3D para as miniaturas, mas ainda não encontrei um profissional adequado. Com o crescimento dos jogos de tabuleiro no mercado nacional, acredito que neste ano estaremos lançando o projeto via Catarse, daí é torcer para dar certo.
A campanha de financiamento coletivo ainda não está no ar, mas o desenvolvedor afirma que, em breve, todos poderemos colaborar com o projeto. Inquieto, Luís Brüeh ainda informou que pretende lançar, este ano, um total de 05 jogos, sendo 02 projetos de tabuleiro e 03 games para celular.
Se você ficou curioso e interessado no jogo original, o Play’n’Biz disponibiliza o material original do projeto, disponibilizado pelo criador. Basta acessar o link abaixo:
ótimo jogo, fácil de jogar e muito divertido, muito obrigado por disponibilizar, para nós fãs do Mário, podermos jogar baixei e imprimir em alta qualidade em um papel mais grosso, cortei pecas de madeira para fazer os exagonos e comprei os carrinhos o jogo ficou muito bom, eu, meus amigos e minha família adoramos o jogo. Recomendo a todos um dos melhores, se nao for o melhor, jogo que já joguei, de “tabuleiro”.