Há alguns meses, apresentei no Gamestorming uma lista de eBooks sobre design de games disponibilizados gratuitamente para download, diretamente por seus autores ou instituições responsáveis pela edição. Hoje, volto ao tema no Play’n’Biz, com mais arquivos em formato pdf ou, como em alguns casos, livros para leitura online, diretamente no navegador, todos focados no processo de aprimoramento do candidato a ingressar no mercado de desenvolvimento de games.
A grande maioria dos livros está em inglês, língua praticamente universal quando se trata do tema, mas há alguns exemplares em nosso bom português.
Espero que esta breve compilação seja útil àqueles em busca de conhecimento.
Enjoy!
The Art of Computer Game Design – Chris Crawford
Obra clássica do autor, que também foi criador de games para o VCS 2600 da Atari, o trabalho está entre os primeiros livros a estabelecer as bases do conceito de game design. Ainda hoje, fundamental! O ebook está disponível no servidor do ROHAN Academic Computing, da Universidade de San Diego:
http://www-rohan.sdsu.edu/~stewart/cs583/ACGD_ArtComputerGameDesign_ChrisCrawford_1982.pdf
Trigger Happy – Videogames and the Entertainment Revolution
O livro de Steven Poole sustenta que os videogames são a arte que irá superar os filmes como a forma mais popular e inovadora de entretenimento da atualidade. Embora o autor já tenha lançado a atualização da obra, em uma versão 2.0, o ebook continua disponível no Servidor público da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, desde 2004:
http://www.org.id.tue.nl/ifip-tc14/documents/poole-2004.pdf
Videogames of the Oppressed: Videogames as a Means for Critical Thinking and Debate – Gonzalo Frasca
É possível projetar videogames que lidem com questões sociais e políticas? Poderiam os games ser usados como ferramenta para incentivar o pensamento crítico? Os videogames oferecem uma forma alternativa de compreensão da realidade? A tese de Mestrado de Gonzalo Frasca, um dos maiores pesquisadores em Ludologia da atualidade, tenta desvendar estes e outros questionamentos do pensamento moderno:
http://www.ludology.org/articles/thesis/FrascaThesisVideogames.pdf
How to Make Video Games – The Free ebook on game making
O site Storm the Castle, uma espécie de manual online com tutoriais sobre tudo, disponibiliza essa obra, em linguagem bastante simples, que pode ajudar na compreensão das diversas etapas que envolvem o design de games:
http://www.stormthecastle.com/ebook/howtomakeavideogame.pdf
Ultimate Level Design Guide
O site World of Level Design dedica-se a estudar os fundamentos do level design para games e oferecer estas reflexões em forma de conteúdo aos interessados no tema:
http://www.onlinedesignteacher.com/computer_games_design/docs/UltimateLevelDesignGuide.pdf
Killer Game Programming in Java
Ebook redigido pelo Dr. Andrew Davison, a obra foca especificamente em linguagem Java e não é voltada a iniciantes. O trabalho pode ser acessado online diretamente no link:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/index.html
Cross-Platform Game Programming with gameplay3d
O Gameplay3d é uma framework de programação gratuita de código aberto, baseada em C++ e na linguagem Lua.
Este trabalho também está disponível apenas para leitura online em:
http://en.wikibooks.org/wiki/Cross-Platform_Game_Programming_with_gameplay3d
Programming Vertex, Geometry, and Pixel Shaders
Livro de Wolfgang Engel, editado em 2011, que discute aspectos técnicos de uso do DirectX em UDK:
http://content.gpwiki.org/index.php/D3DBook:Table_Of_Contents
Blender Basics: Classroom Tutorial Book
Ebook de James Chronister, editado em 2009, que apresenta inúmeros exemplos de processo de modelagem e criação de objetos em 3D com o Blender, um dos melhores programas para 3D, totalmente gratuito:
http://www.cdschools.org/cms/lib04/PA09000075/Centricity/Domain/81/BlenderBasics_4thEdition2011.pdf
Creating Adventure Games On Your Computer
Obra antiquíssima de Tim Hartnell, lançada pela Ballantine Books, em 1984, o livro está disponível para leitura online, apresentando os princípios da programação em Basic para Adventures:
http://www.atariarchives.org/adventure/
Ludificador: Um Guia de Referências para o Game Designer Brasileiro (em português)
Já divulguei esta obra várias vezes, porque entendo como algo fundamental ao candidato a Design de Games entender não apenas programação, mas especialmente os conceitos que rondam o processo de trabalho do criador de jogos. Um trabalho soberbamente escrito, com ótimas reflexões para o processo de criação, de autoria do Prof. Vicente “Vince Vader” Mastrocola, profissional da ESPM:
http://acervo-digital.espm.br/e-books/318077.pdf
Há ainda outros tantos livros na rede para aperfeiçoamento profissional com games e conhecimento não ocupa espaço e nunca é demais. Em breve, segue nova compilação, aqui no Play’n’Biz.
Muito obrigado amigo! Fico ansioso aguardando mais livros 🙂
Opa, tem mais esse: http://www.dolemes.org/ebooks/
Hello, I enjoy reading through your article.
I like to write a little comment to support you.