UMA – Sistema Unity Multipurpose Avatar está disponível na Asset Store para Projetos e Games

Temos visto com muita frequência um grande número de designers independentes dedicando-se à produção de games no Brasil nos anos recentes, mas são poucos os profissionais voltados à criação de soluções que otimizem o trabalho dos designers e criadores de games. O desenhista industrial carioca Fernando Ribeiro vai na contramão dessa tendência e disponibiliza, desde o final de 2013, o UMA, sistema de customização de personagens para uso em games com a engine Unity 3D.

O Play’n’Biz conversou com o desenvolvedor dessa impressionante ferramenta e apresenta, em primeira mão, detalhes da produção 100% nacional, que já está disponível para uso e download na Asset Store da Unity.

“Estou há mais de um ano nesse projeto, que tem o objetivo de facilitar a criação de personagens customizáveis”, disse o idealizador, durante o bate papo. “Se você tem um jogo, um projeto de visualização arquitetônico ou um simulador no qual você precisa de avatares, que possam ser customizáveis ou de fácil criação, o UMA facilita esse processo e o volume gerado se adapta às variações das dimensões corporais do personagem, então, se o personagem é forte, a camisa vai se ajustar à musculatura”, explicou o criador, durante a feira Unite, realizada em São Paulo.

Embora imerso na criação do projeto há pouco mais de um ano, Fernando observa que a ideia não é nova: “Eu sempre adorei o processo de criação de personagens quando jogava jogos de RPG; às vezes, eu nem terminava o jogo, ficava mais tempo no processo inicial de recriar os personagens do que no jogo em si”, informou, com ar divertido. “Com o tempo, eu fui identificando essa possibilidade de criar um sistema bastante flexível, para que outras pessoas pudessem usar. O projeto começou como uma solução pessoal, mas eu percebi que podia ser aberto para uso geral”, conclui.

UMA-Fernando-MenorFernando relata as qualidades do recurso, que vão além de um sistema convencional de modelagem em 3D: “Toda alteração do volume do personagem é gerada na estrutura do esqueleto, isso é nos ‘bones’ da animação. A diferença é que nesse projeto eu utilizo a deformação do esqueleto não só para a animação, mas também para definir o volume final que o personagem vai ter. Dessa forma, ele fica flexível o bastante para que qualquer pessoa crie conteúdo e esse conteúdo pode ser incorporado em vários avatares diferentes”. As modelagens, porém, são realizadas com soluções externas. “Para os bones eu utilizo o software de código aberto Blender, que é uma ferramenta de modelagem 3D bastante flexível. O próprio UMA é [desenvolvido] em código aberto, em C Sharp, direto na Unity”, confirma o criador.

Um dos aspectos mais interessantes do projeto, no entanto, reside na adoção pela própria Unity, do recurso desenvolvido pelo designer: “A Asset Store foi a patrocinadora da ideia e viabilizou que esse projeto pudesse ser oferecido gratuitamente à comunidade. Há pouco mais de um ano, postei pela primeira vez no fórum de usuários da Unity e tive uma recepção muito boa: tanto usuários quanto funcionários da Unity, de fora do Brasil, acabaram dando feedback”, comenta. “Nunca tive a expectativa de que algo como o suporte da Unity pudesse acontecer”, acrescenta. “Foi surpreendente! Tenho a esperança de que vários desenvolvedores tenham o interesse de gerar conteúdo visual ou de programação para esse projeto, por ser em código aberto e estar gratuito na Asset Store”.

Os contatos para informações, dúvidas ou contribuições para o projeto podem ser feitos através do email fernandoribeirogames@gmail.com e também através do site Fernando Ribeiro Games.
“Espero que isso possa facilitar muito a vida de alguns desenvolvedores”, acredita o produtor.

O pacote com todas as texturas e malhas necessárias para criar o seu próprio conteúdo já está disponível com arquivos atualizados para a versão UMA 1.0.4.0 , que contém novos layouts UV, ZTL extra com 4 níveis de subdivisão e texturas para avatares de ambos os sexos masculino e feminino, atualizado para operar com o recente Unity 4.3.1.
O código-fonte completo, para quem quiser editar suas próprias criações, está disponível no GitHub sob a licença MIT

3 comentários a "UMA – Sistema Unity Multipurpose Avatar está disponível na Asset Store para Projetos e Games"

  1. ai que legal o jogo vai ser de arrasar amei

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*