É provável que a maioria dos fãs dos primeiros games baseados em futebol já tenha ouvido falar em 8bitfootball, projeto online do auditor mineiro Matheus Toscano, que reproduz em pixel arte imagens de partidas realizadas mundo afora. As divertidas artes do mineiro, realizadas desde 2012, tornaram-se parte de um projeto da desenvolvedora britânica Super Rock Games, que pretende transformá-las no game Pixel Soccer, já em processo de captação de recursos no site Kickstarter e que conta com apenas mais duas semanas para conquistar o valor solicitado para sua produção.
O game não é a primeira investida da produtora inglesa a partir das artes do brasileiro, mas a empresa parece apostar no tema futebolístico nesse ano de Copa do Mundo e no carisma do design retrô da proposta do jogo. Em setembro de 2013, a Super Rock Games amargava o insucesso da campanha para investimento das mesmas 25 mil Libras para o game intitulado Super Goal Run, que faturou apenas £532. Agora, Pixel Soccer procura chances de levar, senão o Caneco, ao menos a verba prevista para dar continuidade ao projeto. Até o momento, no entanto, o doações estavam abaixo das 5 mil libras.
“E se pudéssemos criar um jogo com o mesmo “look and feel” da era de ouro dos games de futebol, mas ao mesmo tempo aproveitando os avanços da tecnologia, como recriar as características individuais dos jogadores e oferecer mais profundidade em animações?”, perguntam os desenvolvedores no site da campanha online, para justificar os motivos ao fomento da proposta. “Queremos construir um jogo que se assemelhe aos jogos de futebol de nossa infância e para isso precisamos de sua ajuda”, continua a postagem.
A ideia prevê jogabilidade entre jogadores versus jogadores e contra a Inteligência Artificial, com mecânicas básicas como cobranças de falta e de escanteio, tiros de meta, penalidades e outras features pertencentes às ‘peladas’, com times como Holanda, Escócia, Estados Unidos, Argentina, México, Turquia, Austrália e, é claro, Brasil, com duas ligas para cada nação, sendo uma local e outra no modelo Seleção. O design do game é inspirado em criações conhecidas pelos fãs de consoles antigos, como Sensible Soccer (Sensible, 1996), Goal! (Jaleco, 1988) e Kick Off (Anco, 1992), e o projeto será produzido inicialmente para PC e Mac.
Como observado, a campanha não se estende muito além da Copa do Mundo e os interessados têm até o dia 21 de julho para contribuir com o financiamento coletivo para o game no Kickstarter, em Goo.gl/3O9yYR. Também é possível acompanhar de perto o projeto no Tumblr Goo.gl/oIY4l2. Sem alcançar as £25,000, você já sabe, não tem bola quadrada em campo.
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