Primeiro game para PCs foi criado por Bill Gates numa noitada, há 33 anos

No último dia 15, comemorou-se o Dia Mundial da Informática, celebrado nessa data em razão da apresentação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), pelos norte-americanos John Eckert e John Mauchly. É um momento importante para a história da computação, em que se comemoram também os 33 anos de criação do PC, como escrevi nesse texto, há 3 anos. Aproveitando o tema e o clima de festa nerd, vale relembrar a história da criação do primeiro game para PC, desenvolvido em condições ultra precárias em uma única noite de trabalho por Bill Gates e Neil Konzen, história que já se tornou célebre nos meios informáticos, resgatada agora pelo Play’n’Biz.

Bill-DonkeyNa época, a programação dava seus passos iniciais para o uso dos micro computadores e pessoas como Bill Gates e Steve Jobs, para ficar em apenas dois exponentes, criavam suas produções na unha, programando cada linha e ficando verdadeiramente entusiasmados com os resultados.

Não fosse a criação de um game com o Basic uma proeza para poucos, o produto foi criado em uma virada de noite, como conta o próprio Bill, nessa transcrição da Conferência Anual de desenvolvedores Tech Ed de 2001, disponibilizada originalmente no site da Microsoft e hoje já fora do ar:
“De fato, estávamos eu e Neil Konzen, às quatro da manhã, com um protótipo do IBM PC, sentados numa sala pequena. A IBM fazia questão de que ficássemos num lugar com tranca na porta e só havia esse pequeno closet que tinha tranca, então tivemos que fazer todo o desenvolvimento lá dentro, com uma temperatura sempre superior a 100 graus [aproximadamente 38º Celsius]. Nós escrevemos tarde da noite um pequena aplicação para mostrar o que o Basic instalado no IBM PC poderia fazer. E foi assim que surgiu Donkey.bas. Naquela época, era [um jogo] bem emocionante”.

IBM_PC_jr_01_fullO primeiro game comercialmente lançado para o PC seria, mais tarde, também produzido pela Microsoft, como mostra o site Technologizer  Microsoft Adventure, baseado em Colossal Cave Adventure, game em texto que já era comum nos mainframes de universidades e centros de pesquisa. Curiosamente, Microsoft Adventure foi inteiramente escrito por Gordon Letwin dois anos antes do lançamento do primeiro PC, informa o site Moby Games, o que faz especular sobre o real ineditismo de Donkey.Bas, mas não há registro de que Letwin queira desmentir o ex-patrão.

O site Coding Horror oferece o código do jogo, para os nerds entusiastas do Basic e, se você quiser vivenciar um impactante momento de lazer, pode jogar Donkey.Bas diretamente no browser, no endereço: Pcjs.org/configs/pc/machines/5150/cga/64kb/donkey, com as mesmas configurações e visual da tela do DOS 1.1.

Enjoy!

Faça o primeiro comentário a "Primeiro game para PCs foi criado por Bill Gates numa noitada, há 33 anos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*