À medida em que o mercado de produção nacional de jogos vai se consolidando e projetos brasileiros vão se destacando pelo mundo, a exemplo de Toren, que será lançado para o PS4, muitos jovens começam a considerar a hipótese de participar dessa instigante área profissional e tentar a sorte na produção de jogos. O problema frequente reside no fato de não possuírem os conhecimentos necessários para desenvolver suas ideias e projetos, uma bagagem que demanda tempo e empenho consistentes para transformar pretendentes em desenvolvedores de sucesso.
Embora não haja caminhos que tornem essa trajetória em algo fácil de ser conquistado (ao menos não sem esforço e dedicação), é possível arriscar a criação de projetos básicos, com ferramentas simples, para que o interessado se certifique de estar tomando a decisão correta para seu futuro profissional. entre as propostas disponíveis para a criação de jogos online, o Flowlab vem se destacando pela facilidade de uso e pelas possibilidades de construção de jogos digitais com certo dinamismo e eficiência.
O Play’n’Biz conversou com Ricardo Chapira, desenvolvedor de games independente, de São Paulo, que testou a ferramenta e comentou as possibilidades do recurso, em uma breve entrevista online.
Play’n’Biz – Ricardo, o que achou do site Flowlab?
Ricardo Chapira – Achei muito interessante, só pelo fato de poder criar jogos online diretamente do meu navegador.
P’n’B – O sistema funciona bem? É possível criar jogos sem saber programação com o recurso?
RC – Testei pouco, mas pelo que vi, sim. Claro, existem limitações, mas dá pra fazer muita coisa e muitos estilos de jogo com ele, mesmo não sabendo programar.
P’n’B – Quais são os pontos mais bacanas do projeto e o que você acha que faltou para tornar a experiência melhor?
RC – Achei a maneira e a mecânica de como você aplica os elementos do game design e a lógica do jogo geniais, tudo bem intuitivo e visual. Acho que faltam mais tutoriais em vídeo para facilitar um primeiro contato.
P’n’B – Você conhece algum outro sistema semelhante?
RC – Sim, tem outro site que também permite programar online de maneira semelhante, onde você programa montando como se fosse um Lego. Acho que é ainda mais fácil, para crianças ainda mais jovens , que é o Scratch, programa desenvolvido pelo MIT.
P’n’B – Recursos como esse são importantes para permitir as primeiras interações para os jovens e crianças que nunca programaram ou fizeram jogos?
RC – Sim, acho que isso abre as portas para as crianças, pois é intuitivo e faz a criança se interessar e tomar gosto por programação de forma natural, e ela já aprende ali conceitos básicos de lógica de programação etc.
Chapira vem trabalhando com apps e games há cerca de 2 anos, somente em seu tempo livre, tendo realizado mais de 30 apps/jogos ao longo desse período. “É algo que gosto realmente e desejo trabalhar apenas com isso num futuro próximo” afirmou.
Para o designer, a importância de oferecimento de sistemas como o Flowlab está no fato de facilitar o entendimento do processo de trabalho para, mais tarde, o candidato poder ingressar na área de games: “Acho que é uma área que cresce a cada dia, e tem muito futuro. Existem as mais variadas ferramentas para desenvolver, desde a mais simples, que qualquer um pode usar, até as mais técnicas, mas acho que hoje em dia, querendo, qualquer um pode desenvolver”, explicou.
O Flowlab permite ações relativamente rápidas e fáceis, como o pressionar da tecla Esc para abrir a janela do construtor de jogo, visualizar atualizações realizadas de forma imediata, usar recursos de programação baseada em fluxo para vincular visualmente comportamentos simples na lógica complexa dos jogos, e até montar jogos potencialmente mais elaborados, com sistemas de mecânica e lógica.
Vale ressaltar, como afirmou o designer, que outros programas online ou disponíveis para download na rede também realizam trabalhos de qualidade e, eventualmente, até melhores, a exemplo de softs como Construct 2, da Scirra Ltd, StencylWorks, GameMaker, ENIGMA (Extensible Non-Interpreted Game Maker Augmentation) e GameSalad Creator, para citar apenas as plataformas mais conhecidas.
Com o Flowlab e ferramentas similares, o interessado pode dar início a uma modesta produção, que pode resultar em trabalhos interessantes, como o jogo de plataforma Super Monkey Adventure! ou Caverns of Delirium, jogo de exploração com nave, ambos realizados com o programa.
“Tem muita gente boa no mercado, querendo fazer coisas legais”, comentou Ricardo Chapira, que criou em poucos minutos o jogo Bregman, apenas para conhecer e se divertir com as possibilidades criativas do programa. Estes recursos podem ser um caminho para novas produções de futuros desenvolvedores.
O programa pode ser acessado diretamente no site, em Flowlab.io e um tutorial, com informações iniciais, está disponível em Youtube.com/watch?v=yL_MhLMeP6s
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