As maratonas de criação de games têm se tornado mais comuns nos últimos anos e estão respondendo por projetos a cada dia mais elaborados, que aludem questões éticas e conquistam premiações, a exemplo do trabalho de Henrique Germano ou do Alpaca Team.
Neste final de semana, dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a quarta edição do SPJam, evento voltado ao desenvolvimento independente de games em uma jornada de 48 horas de duração. O Play’n’Biz mergulhou na madrugada de sábado para domingo e contabilizou ao menos 39 equipes de produtores de jogos, em sua maioria digitais, embora houvesse também criadores de jogos de tabuleiro. Com determinação e ânimo, a reportagem acompanhou o trabalho dos realizadores e as produções em andamento, mostrando todos os detalhes, conforme apresentado mais abaixo.
O tema desse ano era aparentemente simples, baseado na ideia de Contrastes, o que levava as equipes a um trabalho intenso de considerar propostas capazes de fugir da obviedade imediatamente sugerida pelo tema, especialmente quando relacionado a cores e matizes. Vale relatar que, entre as várias criações observadas, a reportagem encontrou algumas boas surpresas. A organização divulgou que os jogos finalizados poderão ser contemplados (e jogados) no Spin, que acontece esta noite, a partir das 19h, na Gibi Cultura Geek, Rua Major Maragliano, 364, Vila Mariana, São Paulo.
Seguem os grupos de seus trabalhos:
Final 5
A equipe ainda não tinha um nome definido para seu jogo de tabuleiro, que propunha o espaço de uma cidade que alternava entre o dia e a noite, oferecendo diferentes perigos. Participantes: Werner, Flávio e Marcos.
Chicken Bytes
O grupo realizava um game em plataforma 2D, ainda em estágio bastante inicial de desenvolvimento. Participantes: Andressa e Bruno.
Paulo e Ogg
Duo de criadores fazia um jogo de tabuleiro cuja dinâmica determinava ataques do centro para as bordas, utilizando pedras e cartas em forma de ‘tiles’, como em games de 8 bits. Participantes: Paulo e Ogg.
Drawing Codes
O quarteto de jovens produzia um jogo de plataforma em 2.5D, onde os contrastes com os obstáculos deveriam ser vencidos para avançar no jogo.
Os Impossíveis
Jogo de ação Top-Down em que as interações com o cenário e os inimigos criam uma narrativa.
Os Cabrões
O jogo apresenta a sina de um idoso que reencontra seu bairro e vive o descaso e desrespeito dos atuais moradores, percebendo o próprio preconceito do passado. Participantes: Felipe, Gabriel, Marcos, Luis e Daniel.
A3 Studios
Jogo em estilo top shooter com temática survival horror, no qual o personagem precisa escolher entre enxergar os inimigos, usando o lampião, ou atacá-los, usando a arma no escuro. Participantes: ALexandre, Camila, Mei, Amanda, Ariel e Daniel.
Acadêmicos de Rancheria
O game criado propunha arrumar no campo do jogo as esferas de cores contrastantes em preto e branco. Participantes: Arthur, Camila e Gustavo.
Abissal
Desenvolviam um game multiplayer no qual quatro fadas se uniam para sobreviver contra uma bruxa que deseja capturá-las. Participantes: Isabela, Tiago, Nick, Ayratan, Lucas, Mayara, Mayra e Paulo.
Truesoft
Nesse game misto de plataforma e puzzle, você precisa ajudar um Et perdido entre dimensões paralelas. Participantes: Adriano, Caio, João Pedro, Felipe, Renan e Leandro.
Void
Jogo em batalha por turnos com belas modelagens em 3D, no qual se dá uma disputa de diferenças sociais. Participantes: Jennifer, Fabio, Luiz, Lucas, Kleidson e Ellyson.
Nergeeks
A proposta do game reside na mudança de cores do fundo para eliminar os contrastes com os obstáculos do caminho. Participantes: João, Raul, Lucas, Isaías, Murilo, Luana e Vivian.
Hit Combo
Nesse Player x Player, dois jogadores usam o mesmo computador para pintar a maior área possível com suas cores. Participantes: José Wilson, Shin Yen, Lucas e Fábio.
Capoeira Studios
Também neste game o personagem alterna suas cores para evitar colidir com o ambiente. Participantes: André, Marcos, Juliano, Rafael e Leonardo.
Drawt Soft
O jogo Blite é um side scroller com dois mundos em contraste de criação e destruição na mesma tela. Participantes: Vinícuis N., Alexandre, Vinícius B., Tiago e Lucas.
Start to Imagine
O game Alex Origins propõe ao jogador acertar as criaturas das constelações para aumentar o score no jogo. Participantes: Gabriel, Hudson, Yuri, Leonardo e Ramon.
Lucky Skank
Dois jogadores devem controlar um robô construído para ajudar o mundo. Participantes: João e Marcelo.
Noobits
No game runner de plataforma em formato multiplayer, os personagens fofos viram monstros em batalha sangrenta. Participantes: Igor, Gabriel, Tiago e Felipe.
Crow Studios
Sabres de Luz devem combater seus oponentes contrastantes com a máxima potência. Participantes: Guilherme e Leonardo.
Switch
No game Run Jump Run, dois personagens habitam as faces opostas de um anel devem se ajudar ou atrapalhar a dinâmica um do outro. Participantes: Luis Felipe, Mateus, Jonattas, Igor e Rolfli.
Lone Wolf
Na equipe de um homem só, Thiago, produtor de São Carlos, concebia um game onde os elementos da natureza compunham as forças de ataque e defesa de um personagem em combate.
Sem Nome
O grupo de designers que não tinha nome definido idealizava um game de contraste entre água e fogo. Participantes: Siukou, Lucas, Fernanda, Victor.
TFA
No game dessa dupla, o personagem altera suas cores para interagir com o ambiente. Participantes: Maurício e Jandison.
Check Point
A equipe preparava um game do tipo adventure, de exploração do ambiente. Participantes: PC, Adam, Peter, Leandro, Rude e Rafael.
Retro Maze
Nesse game de plataforma, 3 robôs devem lançar pulsos magnéticos que lhes permitem ver os caminhos a serem trilhados. Participantes: Vinícius, Daniel e Pedro.
Blue Monkeys
Runner anti racismo, no qual o macaco azul sofre preconceito. Participantes: Vitor, Rogério, Arthur e Rafael.
Izotonic Games
Game com 3 personagens em forma de dobraduras de papel, utilizando o padrão de cores CMYK. Participantes: Vinícius, Rafael G., Tiago, Rafael E. e Gabriel.
Imagine
Outro jogo de contraste social no qual um robô impede a ascensão dos personagens. Participantes: Thiago V., Thiago H., Silvia e Antonio.
Expansion Pack
Neste jogo de plataforma o camarão protagonista deve se camuflar nas cores para sobreviver. Participantes: Otávio, Fábio, Lídia, Bernardo, Bruno, Francesco e Patrícia.
Singu Games
Nesse projeto de tabuleiro a ideia é travar as possibilidades de movimentação do oponente a partir da projeção de luz sobre as peças do jogo. Participantes: Lucas, Vitor e Wagner.
F[X] Games
Nesse plataforma, o objetivo é chegar ao final da fase no menor tempo, com a melhor pontuação. Participantes: Lucas, Bruno e Priscila.
Shield Bash
O game em produção pela equipe era um multiplayer de batalhe em arena, estilo shooter em tempo real para mobiles. Participantes: Steven, José, Gabriel e Igor.
Grunt
No projeto One, a equipe desenvolvia um point-and-click no qual dois personagens precisavam se encontrar. Participantes: Ricardo, Daniel e Hugo.
Leminiscata
Nesse game, o jogador controla os contrastes da tv. Participantes: Victor, Gabriel, Ivan, Luiz, William, Tatiana, Carlos e Ricardo.
Honey Badger
No jogo dessa equipe, os personagens Branco e Preto devem colaborar entre si, para seguir a jornada pelas plataformas corretas. Participantes: Edival, Leonardo, Bruna, Alexandro e Mari.
Hello Sword
A equipe agiu rápido, criando uma variação de Pong, onde as cores e posições dos jogadores se invertem. Participantes: Felipe, Gabriel e Mario.
Get to Work
Jogo de corrida luminoso para apenas um jogador. Participantes: Roberto e Alan.
Feijão do Verão
Puzzle de Plataforma com um palhaço que sofre alterações de humor. Participantes: Tuane, Davi, Daniel T., Daniel S., Carlos, Giovana, Juliana, Thiago e Adriana.
Jayus
No jogo, irmãos Luz e Sombra devem buscar o equilíbrio para viver em harmonia. Participantes: Rodrigo N, Rodrigo A. e Gian.
Faça o primeiro comentário a "Jogos criados durante o SPJam serão apresentados no próximo SPIN"