“Sim, porque no início dos tempos existia o computador e mais nada. Ou melhor, existia a vontade de usar e abusar daquela fantástica máquina, mas não existia o software enquanto produto comercial […] Esse início dos tempos ocorreu no milênio passado, por volta do ano da graça de 1980/81. Para quem estava lá e viu tudo acontecer, parece que se passou uma eternidade”.
Assim relata o designer de jogos (e talvez a figura de maior destaque desse mercado no país) Renato Degiovani, em breve introdução do Catálogo Gamebrasilis, edição lançada pelo Senac São Paulo em setembro de 2003 e hoje verdadeira raridade, desconhecido pela maioria dos desenvolvedores mais jovens no Brasil, ainda que seja um documento fundamental para conhecer os primórdios da difícil realidade de desenvolvimento de jogos nacionais desde os primeiros tempos.
Como forma de minimizar essa falta, o Play’n’Biz decidiu aproveitar a data de Independência da Nação e oferecer aos Indies do game design nacional uma visão geral desse precioso documento. Nem todos os trabalhos apresentados originalmente no catálogo estão presentes nesse artigo, mas uma breve compilação dos projetos mais destacados.
Uma rápida pesquisa na rede demonstra que não parece haver nenhuma cópia da edição disponível para compra, o que torna ainda mais improvável o acesso de muitos dos iniciantes na área ao produto. O Play’n’Biz não pretende, com esta ação, ferir os direitos de imagem e conteúdo do material, mas disseminar informações e conteúdo extremamente relevantes à nova leva de produtores e criadores de games, a cada dia mais expressivos em contingente no país.
Amazônia: O projeto mais relevante da década de 80, produção de Renato Degiovani
O Enigma da Esfinge: game da 44 Bico Largo
Casseta e Planeta também tiveram os seus games(!)
Game Curupira, da Nixtron, empresa que mudou seu foco de atuação
O renomado game Incidente em Varginha, da Perceptum
Monstruário: game da 44 Bico Largo com participação de Zé do Caixão
Outlive: aposta à frente do seu tempo, da Continuum
Hades 2: ótimo game da Espaço Informática
Mini Racing, da Perceptum
Big Brother, game produzido pela Continuum em 2002
Trophy Hunter, da South Logic, game de muito sucesso na Europa
Pobres duendes, estrelando o jogo da rainha dos baixinhos
Impacto Alpha foi uma das boas revelações brasileiras de 2003
FutSim foi um dos games de maior penetração em lan houses e sucesso entre os jovens
O ‘formigo’ Smilinguido também migrou para o digital
O catálogo não é uma obra completa (basta observar que Cavernas de Marte, game de Divino Leitão, não está na listagem), mas é uma ótima e pioneira compilação da produção brasileira entre os anos 1980 e meados de 2000. Se tiver a oportunidade de ler, conhecer e adquirir o catálogo, não perca tempo!
Para conhecer um pouco mais sobre os games daquele período, vale a leitura do artigo sobre a primeira Mostra de Games Brasileiros, realizada pelo Sesc São Paulo, em 2004.
Eu sou o fundador da Nixtron, achei interessante a gente ser citado na história dos games no Brasil.
Maiores informações, pode me contatar.
Oi, gostaria de saber se você tem como disponibilizar o acesso desse catálogo para fins acadêmicos ou se há algum lugar que eu possa ter contato com esse documento. Eu sou um desses sujeitos que não tiveram contato direto a esse documento. Obrigado por essa informação!