Preconceito com Games impede acesso a site do SBGames em escolas, diz Chair do evento

Para quem conhece o SBGames, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, a impressão mais marcante fica pelo caráter acadêmico do projeto, que se consolidou ao longo do tempo como o maior festival do gênero na América Latina. Nos últimos anos, no entanto, o evento vem buscando aproximar-se cada vez mais do grande público consumidor e entusiasta da linguagem dos games, realizando atrações diversas que acontecem paralelamente ao foco principal do projeto. A próxima edição, que acontecerá no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, nos dias 12, 13 e 14 de Novembro, vem corroborar esta dinâmica, realizando ações diversas, como o Kids & Teens, o Festival de Games e outros trabalhos, como explica, em breve bate papo com o Play’n’Biz, a Chair desse ano, Soraia Raupp Musse, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e também professora na instituição.

Prof. Dr. Soraia Raupp Musse

Prof. Dr. Soraia Raupp Musse

O que chama a atenção na conversa, no entanto, é a revelação da dificuldade encontrada para  levar o conteúdo do evento a muitas empresas e instituições educacionais, em razão do preconceito ainda vigente com esta linguagem. “O preconceito é mesmo muito grande. Nas minhas visitas em escolas, pude constatar isso. Até entrar no site do SBGames não era possível por causa da palavra game”, afirmou a professora, que mantém a missão de disseminar o processo educativo realizável com os games e as muitas formas de atuação possíveis com essa expressão cultural, nas ações previstas no SBGames 2014.

Soraia lamenta que esta visão retrógrada e estereotipada ainda esteja presente na atualidade, quando tantos programas voltados à educação utilizando princípios de gamificação e jogos já se apresentam em inúmeras localidades do país e pelo mundo. “Várias escolas estão deixando de aproveitar muitas excelentes possibilidades relacionadas aos jogos… A ideia do SBGames deste ano é essa: Conectar, Apresentar, Educar, Aprender, Pesquisar… Precisamos acabar com esse preconceito que ainda atinge várias áreas, infelizmente”, enfatizou.

Para consolidar essa visão, Soraia capitaneia um time de profissionais que está empenhado na realização de um Simpósio de qualidade igual ou superior às edições anteriores, que firmaram a marca do evento com um dos mais consagrados espaços para o debate e apresentação de ideias sobre a presença do entretenimento digital na sociedade. Nessa jornada, a equipe da edição 2014 pretende realizar o Festival de Jogos Independentes, o projeto Kids & Teens, o evento PalcoFUN, o Prêmio SBGames de Teses de Doutorado e Mestrado e a Jam de Games, entre outras ações complementares.

Abaixo, seguem as informações da professora Soraia sobre algumas destas atividades:

PalcoFUN

“A ideia é promover um espaço onde as pessoas possam se manifestar artisticamente/culturalmente no tema de jogos. Quando pensamos nisso, queríamos que as pessoas tivessem um espaço para mostrar algum talento, algum trabalho, peça de teatro, desenho, qualquer coisa que não tenha tido espaço na conferência principal”. Soraia ainda informa que o projeto tem a característica de ser uma atividade aberta, de modo que interessados poderão se inscrever mesmo durante a realização do festival: “Como deixaremos este espaço livre, inscrições poderão acontecer no local, desde que sejam seguidas as regras, que são bem poucas. Veja no site http://www.sbgames.org/sbgames2014/festival_palcofun“.

Jam de Games

A organização espera contar com boas surpresas nas produções dos participantes este ano. “Estamos ainda recebendo as submissões das equipes. Já estamos organizando o espaço onde as equipes ficarão trabalhando, na feira do SBGames 2014. Certamente o I SBgames Game JAM será um sucesso!”, destacou.
“Os jogos serão avaliados por uma banca de especialistas de mercado e serão apresentados aos participantes do SBGames no dia 14/11, às 11h no primeiro PalcoFun. O melhor jogo ganhará uma licença da Unity e R$3.000,00. Após o evento, cada equipe poderá disponibilizar seu game se tiver interesse. Esta distribuição não fará parte do I SBGames JAM. A entrega de prêmio será na cerimônia de encerramento que teremos este ano. Faz parte das nossas inovações de 2014 promover uma cerimônia de premiação onde todos os melhores de cada categoria receberão prêmios”.

Toren e Swordtales

O público que espera ansioso pelo lançamento de Toren, o game da Swordtales que integrará o hall de títulos para PS4 em 2014, pode esperar boas surpresas: “A SwordTales é apoiadora e organizadora do SBGames 2014. Além disso, eles terão um espaço entre os micro-expositores e serão palestrantes na trilha de indústria”.

Prêmio SBGames de Tese de Doutorado e Mestrado

“Vários trabalhos de mestrado e doutorado do Brasil inteiro foram submetidos em duas categorias: Technical Inovation e Game Design. Foram selecionados 7 trabalhos que serão apresentados no evento. Na cerimônia de premiação, os melhores receberão prêmio em dinheiro”.

Tutoriais

Os tutoriais consistem em uma grande oportunidade de se promover a discussão e troca de experiências entre pesquisadores, profissionais e a comunidade, nas trilhas de Arte & Design, Computação, Cultura e Indústria. “Estamos divulgando hoje [a entrevista foi realizada em 23/09] as informações sobre os tutoriais aceitos para publicação. Os assuntos estão muito abrangentes e os trabalhos gerarão um e-book que poderá ser acessível a todos”.

Festival de Jogos e Kids & Teens

“O Festival de jogos já está consolidado como um dos pontos altos do evento. O I SBGames Kids & Teens já conta com mais de 1.000 crianças inscritas e foi feito um esforço para que as inscrições para crianças, adolescentes e professores de escolas fossem totalmente gratuitas. Além das atividades do K&T no auditório, teremos no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS um game que estará disponível para os participantes, que terão acesso gratuito ao museu através do seu crachá. Nas palestras do K&T espera-se desmistificar uma série de conceitos errados, estimular o game como ferramenta de aprendizado e divertimento, além de oferecer oficinas para que as crianças e adolescentes aprendam a desenvolver seus próprios games. São muitas novidades e esperamos que seja um sub-evento que vire oficial dos próximos SBGames”, esclareceu.

PUCRSSBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital
Data: 12, 13 e 14 de Novembro de 2014
Local: Centro de Eventos da PUCRS – Porto Alegre (RS)
Site: www.sbgames.org/sbgames2014

Faça o primeiro comentário a "Preconceito com Games impede acesso a site do SBGames em escolas, diz Chair do evento"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*