A Unity 3D está entre as ferramentas mais destacadas do mercado quando se fala em sistema para criação e desenvolvimento de jogos digitais, especialmente entre os criadores independentes brasileiros. Foi natural, portanto, encontrar significativa parcela da nata desenvolvimentista atual no Unite, evento anual da empresa, dedicado à apresentação de cases e soluções para a criação de jogos, realizadores que acompanharam avidamente as palestras de profissionais como Bruno Matzdorf, da Sony, Cristiano Ferreira, Intel e Jay Santos e Arturo Nunez, da própria empresa, que trouxeram as últimas novidades sobre a ferramenta.
Desenvolvedores como Alessandro Martinello, da gaúcha Swordtales, Orlando Fonseca, do estúdio IMGnation, de Santa Maria (RS), e Alexandre Ribeiro de Sá, da Vortex Studios, de São Paulo, também apresentaram conteúdos sobre suas atividades, como Toren, os projetos de games com realidade virtual e o evento SPJam, idealizado pela equipe de Alexandre. Todas as apresentações contaram com presença maciça de público. Reinaldo Ramos, representante da IGDA-SP lotou igualmente a sala Curitiba para falar sobre a associação de desenvolvedores e o trabalho que vem sendo realizado pelo capítulo paulista da entidade.
Para Jay Santos, entusiasta e evangelista do sistema Unity, o evento pretende oferecer um momento especial de encontro e compartilhamento entre os presentes: “Nossa expectativa é permitir essa integração da comunidade, no desejo de que as pessoas se encontrem e encontrem a equipe da Unity, algo que consideramos importante e essencial para o crescimento da indústria aqui no Brasil”. Os independentes, que tiveram presença significativa este ano no Unite, são, na opinião do evangelista, a base que formará uma efetiva indústria de games nacional: “Há desenvolvedores que estão se destacando tanto pela longevidade quanto pelos trabalhos que vêm realizando, mas é necessário que outras iniciativas despontem para estabelecermos uma fundação sólida para os próximo anos. A produção no Brasil está crescendo bastante e, especialmente, em qualidade de jogos”, comenta.
Para Mauricio Alegretti, responsável pelo estúdio Smyowl, de Sorocaba, também presente na Unite, acompanhar o evento e as apresentações das palestras é fundamental para manter o desenvolvimento dos projetos e o foco no trato com os desenvolvedores e criadores da empresa. “É importante por se tratar da principal ferramenta de desenvolvimento atualmente disponível e para manter a equipe entrosada com as novidades do sistema”, declarou. De maneira similar, Alvaro Gabriele, professor do curso de games da Fatec Carapicuíba e um dos sócios do estúdio Trixter, afirmou ser importante a participação no evento para ter contato com o que existe de mais atual em termos de desenvolvimento com a Unity, e “para fazer networking com outras empresas que usam a ferramenta e ver o pessoal da área de games”, acrescentou.
A qualidade das palestras é, sem dúvida, o ponto marcante do evento, que reuniu profissionais de diversas áreas de atuação, como Bruno Campagnolo, da PUC PR, que apresentou relatos sobre o uso do sistema em Jams universitárias de games, Adrian Laubisch, da Aiyra, um dos responsáveis pelo lançamento do game promocional do filme em 3D dos Cavaleiros do Zodíaco, e o já citado Bruno Matzdorf, da Sony, que discorreu sobre o apoio da gigante japonesa aos jogos independentes produzidos com a plataforma Unity 3D. Talvez o único ponto de inflexão do evento tenha sido a inusitada apresentação de Guilherme Grillo, da Qualcomm, que demonstrou a tecnologia da empresa sem qualquer criatividade e empolgação, repetindo piadas datadas e enfadonhas, deixando dúvidas na plateia sobre a necessidade da palestra na rica grade que compunha os dois dias de conteúdo do Unite.
A julgar pela qualidade do sistema e pelas palestras apresentadas, o Unite já pode ser considerado um dos grandes eventos voltados ao desenvolvimento de jogos digitais do país e tem espaço garantido no calendário da produção nacional de games. Que venha a edição 2015!
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