8BitMMO une jogabilidade atual com estética do passado em projeto que resgata estilo retrô e modelo sandbox

Não faltam projetos de indie games que se apropriam da estética retrô dos 8 bits e qualquer tentativa de elencar os principais trabalho hoje demandaria uma londa lista de jogos divertidos e inusitados. Mas 8BitMMO, lançado em março de 2012, traz o diferencial de apresentar-se como um jogo multiplayer que mescla a identidade visual dos consoles de 1ª e 2ª geração, com novidades que o aproximam das dinâmicas dos games mais atuais. O trabalho é uma realização solo de Robby Zinchak, designer com largo histórico profissional no mercado, tendo passado por empresas do porte de Midway, Capcom e Microsoft, de onde saiu, segundo as próprias palavras para “trabalhar em sua própria visão [de games] e interagir com os fãs”.

O início do projeto não é novo e data, como informa o autor, de 2001 com várias etapas de recomposição, entre recodificações, mudanças no tipo de arte. A proposta é apresentada como um modelo “Sandbox”, termo extremamente abrangente, que sugere um mundo aberto, com possibilidades praticamente ilimitadas de navegação e jogabilidade (apenas para ilustrar a ideia, Shenmue (1999) GTA 3 (2001) e Minecraft (2011) são considerados games do gênero).

8bitMMO_O game, produzido em plataforma Java, tem apresentação visual com vista superior (Top down view) e arte que mescla elementos de Atari e NES, algo como se o Adventure de Warren Robinett fosse atualizado para servir de como prévia para Dragon Quest ou The Legend of Zelda. Talvez a maior referência direta do game ao princípio de Sandbox seja o fato de possibilitar a construção de praticamente qualquer instalação arquitetônica dentro do mundo, de choupanas a cidadelas, de forma individual ou coletiva. “Estou impressionado com as criações que os jogadores estão realizando.” disse o desenvolvedor, segundo informação do site GameTrailers (Is.gd/keO16Y). “As pessoas estão criando uma arquitetura realmente bacana […] Um jogador fez uma enorme estátua de um dragão voador. Mal posso esperar para ver o que eles farão em seguida!”, finaliza, eufórico.
Além da construção de ambientações e moradias, o game também permite a customização dos personagens, que recebem atualizações periódicas, implementando novas modificações ao game, como jogadores Zumbis capazes de infectar outros personagens, o MegaMap, vasto mundo a ser explorado ou a possibilidade de troca de itens entre os jogadores.

What is 8bitMMOMas a graça do jogo reside, claramente, na adoção de sua estética retrô. O motivo para esta opção? “Nostalgia! Eu cresci com jogos de 8 e 16 bits”, comentou Robby Zinchak, em entrevista concedida ao site Chick Geek Games. “Esses lugares pareciam reais, como se você pudesse entrar e fazer parte deles. Com o 8BitMMO, tentei captar esse sentimento da minha infância e criar um mundo de 8 bits onde você realmente pode se tornar um personagem no jogo”. Para muitos, talvez não haja sentido em se construir, nos tempos atuais, um game que imerge em características tão ancestrais em termos de design digital, mas há um imenso contingente de pessoas com mais de trinta ou quarenta anos que ainda nutre verdadeira paixão por esse estilo de arte. “Enquanto as crianças nascidas no mundo dos jogos de tiro em 3D, World of Warcraft e das plataformas de jogos portáteis não conseguem entender, de cara, o ganho de gráficos pixelados, desatualizados e primitivos, o mundo ainda gira em torno de encarar os jogos de estilo clássico”, observa Nina, a articulista do já citado site.

A despeito de possíveis más impressões, o game é engraçado e mostra uma dose de inspiração baseada em clássicos de RPG e criações inovadoras, como o tutor do game RobbyZ, alterego do criador ou os temíveis Lawyercats, criaturas cujo nome nos leva ao mais aterrorizante monstro do cotidiano norteamericano: advogados malandros como gatos.

O game pode ser acessado e jogado diretamente no browser, através do site do projeto: http://8bitmmo.net/.

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