Veja oito projetos brasileiros de Games de Terror que podem sair em breve no mercado

Os games do tipo Survival Horror ou seus similares de gênero terror contam com um grande grupo de entusiastas brasileiros, que vêm desenvolvendo projetos com esta linguagem já há algum tempo. São trabalhos que se encontram em estágios variados de produção e acabamento, mas que mostram o interesse dos brasileiros pelo gênero do terror e a aposta dos desenvolvedores em produzir uma obra que possa ser lembrada ao lado dos grandes clássicos como Silent Hill ou Resident Evil.
Conheça as principais propostas de trabalhos hoje em andamento ou que pretendem, um dia, vigorar nesse panorama.

Kriophobia
KriophobiaApresentado inicialmente no evento Intel Software Day em 2013, em São Paulo, o game foi lançado oficialmente na Brasil Game Show de 2014, com enorme aceitação dos frequentadores da feira, especialmente em razão das belas imagens do jogo, que apresentam cenas com tons suaves, que contrastam com o enredo de survival horror da trama. O game, que recebeu sinal verde dos internautas no sistema Greenlight, da loja online Steam, da Valve, deverá ser lançado em episódios e o primeiro está previsto para este ano. A produção é da desenvolvedora brasiliense Fira Soft.

PAZ – Project ApocalipZ
Project ApocalipZGame de zumbis ambientado no país, o projeto está sendo desenvolvido com a engine Unreal 4 e apresentou imagens de alta qualidade e jogabilidade empolgante na Brasil Game Show de 2014. O trabalho está sendo realizado pelo IndiOS Studio, com apoio da publicadora TheGameWall e conquistou a aprovação do sistema Steam Greenlight, da Valve. Além de zumbis, armas e veículos, o game chama a atenção pela inclusão de um protagonista em cadeira de rodas, uma atenção sensível à inclusão social.

Overcast – Walden and the Werewolf
Overcast Walden And The Werewolf skeletonsO game, lançado no primeiro semestre de 2014, também está entre os projetos brazucas que conseguiram vencer na arena do Steam Greenlight, e pode ser adquirido no próprio portal de vendas online da Valve e no serviço Desura. Produzido pelo estúdio MicroblastGames, o game apresenta um ambiente de faroeste no qual Walden, um velho caçador, se vê um dia na condição de caça de uma misteriosa criatura responsável pela destruição de uma vila e seus habitantes.

Pesadelo
PesadeloOs desenvolvedoras da Skyjaz, de São Paulo, também iniciaram seu projeto como um trabalho de graduação em Jogos Digitais na FMU, em 2012. Desde então, o game de terror segue em pleno desenvolvimento e recebeu aprovação no sistema Greenlight em janeiro desse ano. A história do jogo se passa em uma estação de trem abandonada, onde o protagonista vivido pelo funcionário ALex precisa desvendar uma série de enigmas e quebra cabeças, em um ambiente soturno recheado de efeitos sonoros sinistros e uivos caninos. Uma versão gratuita do game pode ser baixada no site MediaFire.

Restless
Restless GameA equipe de quatro desenvolvedores do projeto Restless segue incansável em sua missão de produzir um game de terror nos moldes dos grandes clássicos do gênero. Em Restless você conduz a campanha de Tom Medson, que procura postas do assassino de sua família. Com muitas etapas de puzzles, o game sugere que as criatura encontradas são, talvez, frutos do delírio do personagem. Ainda há tempo de apoiar a iniciativa dos criadores do jogo e dar seu sinal positivo ao projeto no site do Greenlight. O jogo tem uma versão demo disponível para download no Google Drive.

Insanidade
InsanidadeInsanidade é, talvez, o jogo dessa listagem que melhor traduz o espírito indie das produções nacionais. O game foi inteiramente produzido por Simperson Cruz, de Brasília, que aprendeu a modelar e programar enquanto criava o jogo. O primeiro projeto, que se apresenta como um terror psicológico inspirado em Cry of Fear, game pouco conhecido criado em 2012 pelo Team Psykskallar, insere o jogador em um sanatório abandonado, onde o atormentado protagonista sai em bisca do assassino de sua esposa. A obra de Simperson chamou a atenção de veículos internacionais de games na rede e ganhou a simpatia dos internautas. Insanidade 2 já está em produção, agora com mais refinamento e com possível suporte de uma campanha de financiamento coletivo. O primeiro episódio pode ser baixado gratuitamente nesse link.

T.E.R.R.O.R – Tropa Especial de Reconhecimento e Resgate de Objetos Radioativos
TERROR_Projeto de conclusão de curso de graduação de jovens universitários no curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. No jogo de de Terror/Suspense em primeira pessoa, o jogador assume o papel de um soldado com a missão de resgatar uma pedra radioativa na abandonada usina de Chernobyl. O projeto, segundo informações da comunidade do grupo no Facebook, está temporariamente fora de produção. A equipe, que agora se intitula REDBEARd, afirma no mesmo canal que está se dedicando a outras realizações, embora não voltadas ao tema ou gênero desse jogo. Há um preview do jogo disponível para download no site MediaFire.

Damned
Na proposta deste game, que iniciou seus trabalhos há cerca de dois anos, o jogador pode seguir a jornada na pele da vítima aterrorizadaDamned game_1 ou da criatura tenebrosa que varre a mansão assombrada que ambienta a trama. Os criadores do estúdio 9Heads resolveram inovar não apenas na identidade a ser escolhida pelo jogador no game, mas também na possibilidade de um modo multiplayer para até 4 jogadores simultâneos e na fragilidade dos personagens humanos, que não contam com armas para combater os monstros, apenas uma lanterna que lhes permite orientar-se pelo espaço virtual da mansão. O jogo também foi aprovado no Steam.

1 comentário a "Veja oito projetos brasileiros de Games de Terror que podem sair em breve no mercado"

  1. Muito bom ver que o mercado de jogos de terror brasileiro anda bem movimentado, ou pelo menos pretende. Estou trabalhando em um projeto que em breve também vai entrar no Greenlight para votação, e se trata de um game baseado na cultura regional nordestina, uma lenda piauiense mais especificamente: o Cabeça de Cuia. Se tudo der certo, até o fim do ano sai.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*