A História dos Games mostra como Hiroshi Yamauchi conquistou o mundo com a Nintendo

Daqui há uma semana, mais exatamente em 19 de setembro, o mundo dos games presta homenagem à memória de Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo conhecido pelo humor intempestivo e por uma  tenacidade voraz nas negociações, sendo talvez o exemplo mais típico do homem de negócios do Japão, unindo empreendedorismo, determinação, visão estratégica de oportunidades e uma inflexibilidade que seria decisiva para a transformação da empresa das cartas de Hanafuda em um dos mais longevos empreendimentos de entretenimento eletrônico do mundo. Neste artigo, resgatamos a visão de quatro renomados autores da história dos games, David Sheff, Harold Goldberg, Mark Wolf e Steven Kent, que analisaram o perfil do impetuoso administrador e seu legado para o mundo do entretenimento digital e eletrônico.

Homenagem do site The Topless Robot

Homenagem do site The Topless Robot

“Quando Hiroshi tinha 21 anos, seu avô sofreu um derrame e pediu para vê-lo. Na cama, apoiado em travesseiros, falou-lhe que, por ser o primeiro Yamauchi do sexo masculino desde Fusajiro, deveria assumir o posto que teria sido de seu pai. Era preciso que abandonasse os estudos e se tornasse diretor da Nintendo”, escreve David Sheff, no livro que primeiro revelou os bastidores da multinacional japonesa de games: “Os Mestres do Jogo”, versão em português de “Game Over: How Nintendo Conquered the World“, de 1993. “Sem emoção, [Hiroshi] declarou que assumiria o controle da empresa sob algumas condições. A principal delas: ser o único membro da família na Nintendo. Como herdeiro único, ele não queria que sua posição de comando fosse questionada”, continua o autor.

Os humores do empreendedor eram conhecidos de todos que trabalhavam na empresa, e muitos preferiam manter-se à distância do obstinado profissional: “Como era o caso dos que suportaram os trágicos eventos de 1945, o bombardeio do Japão cauterizou seu coração e sua mente. Os poucos filmes e vídeos com ele raramente mostravam um Yamauchi abrindo um sorriso. Às vezes, ele parecia querer sorrir, mas segurava, como se sorrir pudesse abrir margem a qualquer competidor contra ele”, afirmou Harold Goldberg em “All Your Base Are Belong to Us“, de 2011. “Yamauchi percebeu o potencial dos videogames tão logo conheceu o Magnavox Odyssey, de Ralph Baer, que a Nintendo licenciou e distribuiu no Japão, em 1974″, informa o autor.

A história de Yamauchi à frente da Nintendo está cheia de momentos de tensão e pulso firme. A empresa talvez tenha sido o negócio oriental que mais sofreu represálias no mercado norte-americano, em uma época em que o Japão parecia dominar o mundo corporativo. “O Famicom tinha conquistado o Japão, o que deu a Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, boas razões para acreditar que podia funcionar também nos Estados Unidos”, comenta Mark Wolf, em “The Video Game Explosion“, de 2007.

Homenagem do OMGblog

Homenagem do OMGblog

“Ele acreditava que o Famicom era diferente, que era o melhor console de videogame de todos os tempos. O que ele precisava, no entanto, era de uma poderosa rede para comercializar o sistema em uma base mundial. Mesmo com sua forte presença no negócio de arcade, o nome Nintendo significava muito pouco aos varejistas fora do Japão”, conta Steven Kent, no livro “The Ultimate History of Video Games“, lançado em 2001.

“Assim como Miyamoto foi elogiado como a face humana da Nintendo, e do homem que ajudou a salvar a indústria de videogame, Yamauchi foi desprezado por muitos como o manipulador de bonecos superpoderoso nos bastidores”, define Harold Gondberg. “Sua atitude serviu bem à companhia, e seu mandamento de que deveria haver no universo do game espaço para ‘uma companhia forte e o restante enfraquecido’, mostrou-se verdadeiro através da história das companhias de games”, conclui.

As muitas histórias do empreendedor não cabem nesse curto espaço, mas mostram que, apesar de não ter sido um ídolo popular, Yamauchi soube conduzir sua empresa nos muitos momentos difíceis e fazer a alegria de milhões em todo o mundo. Hoje, suas decisões talvez fossem fundamentais para reerguer os ânimos da empresa, reconduzindo-a ao patamar de liderança já conquistado.

Hiroshi Yamauchi e Bill Gates jogando Go

Hiroshi Yamauchi e Bill Gates jogando Go


Imagem original da capa: Blinditforthekids.
este artigo é uma atualização do material originalmente criado para o blog Gamestorming.

1 comentário a "A História dos Games mostra como Hiroshi Yamauchi conquistou o mundo com a Nintendo"

  1. Sou fã e colecionador de tudo que é da Nintendo.
    Grande apreciador da marca e do Hiroshi Yamauchi, sem ele talvez eu não teria esta espetacular coleção de itens que mudaram gerações!
    ótimo texto Kao Tokio. Parabéns!
    abs

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*